Um certo dia, conversando com um senhor de quase 80 anos e que estava em dificuldade financeira, tentei entender o que ele tinha feito na vida dele, porque não tinha poupado para 3ª e 4ª idade, para minha surpresa, ele disse simplesmente que todo dia trabalhava, ganhava dinheiro e gastava tudo, pois sabia que no dia seguinte, trabalharia e ganharia dinheiro também, era autônomo e nem poupança fez.
Pode parecer um caso isolado, mas isso acontece muito. Aprendemos apenas a viver o momento e esquecemos que cada vez mais a expectativa de vida aumenta (seremos uma geração centenária) e vamos precisar de dinheiro lá na frente, quando não vamos conseguir trabalhar mais e teremos custos mais elevados com plano de saúde, remédios, alimentos especiais, etc.
As pessoas geralmente não gostam de planejar e às vezes até acham que é perda de tempo, mas não é, na realidade é uma excelente forma de colocar todas as suas receitas e despesas, e assim ter uma foto das suas finanças. Acredito que o melhor motivador para planejar é ter uma meta (sonho com métrica). Por exemplo, quero viajar para a Disney, preciso levantar recursos de X dólares para concretizar esse meu objetivo, mas no meu raio X atual, minha receita só cobre as despesas, logo vou ter que montar um plano de ação para aumentar receita e/ou diminuir despesas. O ganho que tiver com esse exercício, devo investir para conseguir realizar a minha meta mais rápido. Um Coaching financeiro ead pode te ajudar nessa caminhada.
Clique aqui para conhecer uma excelente ferramenta para ajudar no seu planejamento financeiro.
コメント