O momento atual da pandemia proporcionou um decréscimo na taxa Selic, conforme decisões ocorridas nas duas últimas reuniões do COPOM (Comitê de Política Monetária).
Atualmente, após um corte bem austero de 0,75%, a taxa Selic chegou ao nível de 3% ao ano, como ainda estamos em crise econômica, causada pela pandemia, a probabilidade de cortes da taxa Selic é grande até o final do ano. Para se ter uma idéia, no dia 25 de maio deste ano, a curva de expectativa de corte da Selic em junho projetava 85% de chance de uma redução de 50 pontos-base.
No cenário de pandemia, ainda vale a pena investir no Tesouro Direito?
Bom, para responder está pergunta é necessário entender exatamente quais são os objetivos que o investidor pretende alcançar, por exemplo, para quem quer um investimento de alta liquidez e baixo risco, ainda vale a pena comprar Tesouro Selic, pois quem ainda tem investimento na caderneta de poupança, está recebendo apenas 70% da taxa Selic.
Outro fator importante é o prazo em que se deve deixar o dinheiro investido no Tesouro, não vale à pena ser retirado com menos de um mês, pois neste caso irá incidir IOF (imposto sobre operações financeiras), conforme tabela abaixo.
Já o imposto de renda, quanto mais tempo ficar investido o dinheiro menos imposto será pago, conforme tabela regressiva, no prazo de 02 anos a alíquota mínima cai para 15%, conforme abaixo.
Para quem deseja investir com intuito de obter uma reserva de emergência, o Tesouro Selic outra a antiga LFT (Letra Financeira do Tesouro) é uma boa opção, pois o título pode ser vendido a qualquer momento, sem que tenha o risco de marcação a mercado desfavorável ao investidor.
E para quem já possui uma reserva de emergência e pretende montar uma carteira de investimento bem diversificada, o Tesouro Selic, também serve como “cash flow”, que significa “fluxo de caixa”, ou seja, com este dinheiro o investidor poderá aproveitar boas oportunidades de compra de ações a um preço atrativo, ou até mesmo realizar outros investimentos.
Comments